Exercícios para fazer em casa e se manter em movimento
No decorrer da pandemia da Covid-19 muitas pessoas passaram a trabalhar em casa, esse tempo quase sempre equivale a um tempo mais sedentário. Existe um consenso sobre como se exercitar melhora nossa qualidade de vida em diversos aspectos. Catalogamos alguns exercícios para fazer em casa e se manter em movimento.
Breves caminhadas, uma pausa para se alongar após algumas horas em frente ao computador, exercícios em casa e ao ar livre, são algumas atividades que oferecem muitos pontos positivos para a sua saúde física e mental. Exercícios como esses feito pela manhã, proporcionam uma sensação de bem-estar e disposição. Movimento é vida, movimentar o corpo oxigena o cérebro, ativa a circulação sanguínea e contribui para a resistência muscular. Uma boa dica para quem quer criar uma rotina de exercícios pela manhã é tomar um suco ou vitamina cerca de 30 minutos antes do treino e um café da manhã reforçado após o término dos treinos.
Caso você não tenha o costume de se exercitar mas planeja começar a fazer isso em casa, separamos algumas atividades para te inspirar a colocar o corpo em movimento e listamos os benefícios e os principais tipos de atividade física para fazer em casa.
Exercícios para fazer em casa e se manter em movimento
A primeira coisa que devemos nos preocupar ao dar inicio a uma prática é como seremos felizes ao realizar tal atividade, então para começar você precisa encontrar uma atividade que te dê prazer. Pode ser dança, funcional, luta, yoga, não importa! O que precisamos aqui é tornar esse momento satisfatório.
Comece devagar! Nenhuma mudança acontece da noite pro dia, tudo é processo. Comece uma série com poucas repetições ou 20 minutos de caminhada.
Organize seu tempo. Não precisa treinar todos os dias, duas ou três vezes por semana já é um grande estimulo para tornar a prática cotidiana. Separe os melhores dias e horários na sua agenda, e lembre-se: esse é um momento de auto-cuidado.
Faça alongamentos antes dos exercícios. Exercícios simples de alongamento contribui muito para tornar o corpo mais flexível e preparar os músculos para a atividade.
Abdominais, flexões e corda: você pode começar com 50 sequencias de abdominais e flexões e 100 pulos de corda e repetir o treino de acordo com seu preparo físico mas sempre tomando cuidado para não forçar demais.
Agachamentos: o agachamento ajuda a fortalecer as coxas, costas e barriga. Comece abrindo os pés na mesma linha dos ombros, flexione os joelhos inclinando o quadril para baixo e para trás (o mesmo movimento que fazemos quando sentamos em uma cadeira). Repita esse movimento algumas vezes.
Prancha abdominal: Com os antebraços apoiados no chão e as pernas esticadas, permaneça nessa posição por 1 minuto e repita pelo menos 3 vezes essa sequencia, esse exercício fortalece o músculos do braço, abdômen e ativa a circulação sanguínea.
Bíceps: Fique em pé de frente para uma cadeira e levante-a, fazendo movimentos de extensão e flexão. É importante que os braços fiquem posicionados em um ângulo de 90 graus (em forma de L).
Ombros: Escolha dois objetos em casa (garrafas pet, sacos de feijão ou latas de leite em pó – caso opte pela garrafa, é necessário enche-lá de água ou areia pois vamos trabalhar com o peso delas) segure-os, um em cada mão, e faça elevação lateral até a altura dos ombros.
Trabalhar com esses exercícios para dar inicio à um estilo de vida mais saudável não só amplia a sua musculatura mas também a forma de ver a si e a vida. Movimento é consciência do próprio corpo, é caminho para o autoconhecimento e controle da sua saúde.